quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ácidos nucléicos


Os ácidos nucléicos DNA e RNA são macromoléculas formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos.
 Cada nucleotídeo é formado por: um açúcar do grupo das pentoses; um radical fosfato; e uma base nitrogenada.

 DNA: Composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Cada nucleotídeo consiste de um açúcar (desoxirribose, por ter perdido um átomo de oxigênio) ligado a um lado para um grupo de fosfato e ligado ao outro lado para uma base de nitrogênio.

RNA: Responsável pela síntese de proteínas da célula, é formado geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado, e as moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA.
E constituído por uma Ribose, um fosfato e uma base nitrogenada.

Tipos de RNAs
RNA ribossômico: maior peso molecular e constituinte majoritário do ribossomo,organóide relacionado à síntese de proteínas na célula.
RNA mensageiro: peso molecular intermediário e atua conjuntamente com os ribossomos na síntese protéica.
RNA transportador: é o mais leve dos três e encarregado de transportar os aminoácidos que serão utilizados na síntese de proteínas.

Nesse link contém um trabalho do Prof. Odir A. Dellagostin da Universidade Tiradentes. Explicando toda a molécula de DNA e RNA junto com seu histórico de descobertas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário